12 de fevereiro de 2016

Porque eu comprei uma Canon T5 e não uma T5i

Acredito que, assim como eu, muitas pessoas têm dúvida sobre qual câmera comprar. Nikon ou Canon? Essa ou aquela? É daí que partimos para as pesquisas no mestre Google. Pensando no sufoco que também passei, fiz este post para ajudar a resolver algumas questões sobre essas duas câmeras de entrada da Canon: a T5 e a T5i. Abaixo listei os motivos pelos quais decidi comprar uma T5.

1. Porque é mais barata
A diferença de valor entre elas é bastante considerável e esse foi um dos fatores decisivos na escolha. Enquanto a T5 fica entre R$1.600 a R$1.900, a T5i varia de R$2.400 até R$3.300. Como vocês já devem saber, a T5i é superior em alguns pontos [veja a tabela comparativa], mas a T5 não fica tão atrás e é bem mais acessível. Estou na faculdade e o momento de aprender é agora, então não quis esperar. Eu queria logo, pra já. Como estudo jornalismo, considero uma DSLR uma das ferramentas necessárias para o profissional. E também tem o blog, né, gentem. Outra coisa que pensei na compra: com o dinheiro que sobrar, posso investir em lentes melhores, como a 50mm.



2. Porque minha prioridade é fotografar
Não gosto daquela telinha que abre e fecha da T5i, tenho medo de quebrar, me dá uma agonia aquele negoço. Sou desastrada. Esse visor é muito interessante se você pensa em fazer vídeos, para ter um retorno da imagem, saber como tá o foco, se tá saindo bonitinha ou feia. Como, a princípio, a minha ideia é aprender a fotografar, essas funções não me atraíram muito. Mas, se você quer fazer vídeos, filhote, nem gaste seu tempo terminando de ler isso, vai logo na T5i! Porque, além de tudo, ela tem entrada para microfone externo e o foco pode ser ajustado no touch. Ba-ba-do.

3. Porque o tamanho do sensor é o mesmo
A frase que mais ouço dos meus professores de fotografia é "megapixels é uma coisa pra enganar besta, foque no tamanho do sensor". Quanto maior o sensor, maior a qualidade do pixel nele, já que dispõe de mais área para captar luz. Então, grava aqui comigo: O sensor determina quanto da cena você vai captar, o tamanho da imagem, proporciona mais nitidez, desfoque, etc. O das duas mede 22,3 x 14,9 (18MP).

4. É mais leve
Sou mulambenta, gosto de sair levando minhas trouxas pra onde vou. A T5 é incrivelmente leve, coloco na mochila e carrego de boas pra cima e pra baixo. A T5i tem só 100g a mais. Ou seja, não é um fator de eliminação. 

Vejam alguns clicks com minha T5 pra tirar a teima. Considerem que ainda tô aprendendo :D



Bom, esse é um post para justificar a minha escolha entre A e B. Não quer dizer que uma câmera seja melhor que a outra. Tudo depende da sua necessidade [você já deve ter lido isso]. Então, comece pensando: para quê eu quero uma câmera? Quanto eu posso pagar? E veja quais configurações encaixam melhor para atender os seus objetivos e o seu bolso. Espero ter ajudado e estou aqui para quem ainda tem dúvidas! De presente, ainda vou disponibilizar links com os manuais digitais das duas câmeras. Tome, pegue aqui o da Canon T5 e aqui o da Canon T5i.

Up - Percebi que há uma confusão na tabela comparativa. O microfone da T5i é embutido sim, mas ele tem entrada para microfone externo!

6 comentários:

  1. Amei o post,principalmente saber do fato megapixels.É bom saber pra quando for comprar uma pra mim ter esta em mente :)

    http://estilomello.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oh, que bom que descobrimos isso! Eu fui a besta dos megapixels na era das câmeras compactas HAHAHA
      Espero ter te ajudado, Isabella!

      Excluir
  2. Eu adorei essa postagem, de verdade. Estou pensando em investir em uma T5 e até agora estava na dúvida.
    todatimida.com.br

    ResponderExcluir
  3. Eu queria muito uma camera que me ajudasse em ambas as questões, filmar e fotografar seria o ideal pra mim. Mas depois desse post tenho que concordar que muitas vezes pra quem esta com pouca grana e que o mesmo que eu talvez a t5 seja a melhor opção. Talvez fazer filmagens sozinha passe a ser uma tarefa até mais difícil mas acho que depois que você pega o jeito nem vai se importar ne?
    www.leitecombiscoitos.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gatinha, a T5 também filma, mas não tem as vantagens da T5i que são o visor com touch que abre e a entrada para microfone externo. A qualidade da imagem é quase a mesma. Eu não faço vídeos, mas acho que tudo é prática e com o tempo você vai aprendendo maneiras de aprimorar. Não espere ter uma DSLR pra começar, vai tentando com o celular mesmo ou com a câmera de mão. Um beijo!

      Excluir
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...